quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Medo do risco

Num primeiro momento operar o mercado pode parecer algo vazio e egoísta. O objetivo final é gerar lucro, produzir uma diferença positiva entre o preço de compra e o preço de venda. Mas a realidade do mercado é muito mais profunda. O ambiente de bolsa é um simulacro da realidade humana, tanto nas suas qualidades quanto nos seus defeitos.

Podemos aprender muito sobre a estrutura da realidade e sobre nós mesmos operando os mercados. O primeiro conceito aprendido é o risco. O impulso imediato de qualquer novato é buscar os maiores ganhos possíveis, sem avaliar os riscos existentes. A verdade é que existem muito mais riscos do que podemos imaginar.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Como investir, segundo o maior investidor pessoa fisica do Brasil?

Os dez mandamentos do investidor, na visão de Lírio Parisotto


São conhecidos os mandamentos e conselhos do investidor americano Warren Buffet, mas nesse post gostaria de publicar uma seleção de conselhos do maior investidor pessoa física do Brasil. 
Quando postei sobre como ver as ações que compõem um fundo ou um clube de investimentos, fiz pensando no fundo de ações que este investidor tem na Geração Futuro, o LPAR, que tem uma rentabilidade invejavel. Desde que seu fundo se iniciou, em 1998, acumula um ganho de 6472,7%, contra 930% do Ibovespa e 183,2% da poupança.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dividendos: Ganhando participação nos lucros das empresas

Vou falar um pouco sobre a remuneração que recebemos quando somos acionistas de empresas.
Bom, primeiro que "ser acionista" parece um nome pomposo, digno de protagonista de novela das 8, mas significa simplesmente que você possui ações da empresa, não importa quanto. O mais interessante é saber que os dividendos aparecem na sua conta sem que você faça absolutamente nada. Saiba como!