sexta-feira, 21 de outubro de 2011

3 motivos para NUNCA investir em ações

Muita gente acha loucura investir em ações. E eles podem ter razão.
Convenhamos, muita gente perde dinheiro no mercado de ações. Alguns por mais que estudem nunca consegue ganhar dinheiro e só perder.
Por isso existem até pessoas que ficam viciadas na bolsa de valores e começa a tratá-la como se fosse algum jogo de azar. E eu não preciso nem dizer que por isso elas acabam perdendo dinheiro.
Portanto, antes que você fique viciado em tentar investir na bolsa de valores, eu apresento 3 motivos para simplesmente ficar longe do mercado de ações.



1) Você morre de medo de perder dinheiro
As pessoas tem medo de perder dinheiro, ponto. Na verdade a dor de perder 5 reais é maior do que a felicidade de ganhar 10 reais.
Logo, se você ganhar 10 reais do nada e imediatamente perder 5 reais, você não ficará feliz porque ainda tem metade do dinheiro mas sim, ficará deprimido porque perdeu metade.
Sendo assim, pessoas que pensam dessa maneira e sentem fortemente essas dores, devem ficar longe do mercado de ações porque elas perderão dinheiro um dia, ganharão no outro, como uma gangorra que fará muito mal à saúde mental do investidor.
Na verdade, não conheço ninguem que goste de perder dinheiro. Eu sei o quanto tenho que suar para ganhar dinheiro, a que horas tenho que dormir e acordar para ter meus rendimentos. Seria louco se dissesse que não to nem aí se perder. Mas é importante confiar no plano que foi traçado. Escolher as ações que quero comprar, sabendo que a empresa é segura e confiar nos rendimentos.

2) Você tem graves problemas com disciplina
Nenhum investidor indisciplinado consegue se dar bem na bolsa porque para isso, é necessário seguir um plano de investimentos. Ou seja, investir todos os meses nas ações já escolhidas, sem falhar e sem hesitar.
Mas se você mudar de idéia todos os dias e pular de ações para opções e de opções para futuros sempre que ouvir alguma coisa nova na TV, o sucesso não aparecerá nunca.
Para ganhar dinheiro no mercado de ações, o investidor precisa ter o bom senso de seguir o seu plano. Esse tipo de regra se aplica à muitas coisas importantes na vida, como fazer uma faculdade, perder peso e etc.
Sem disciplina nada disso pode ser feito.

3) Você odeia economizar dinheiro
A base do sucesso nos investimentos é deixar de gastar dinheiro hoje para poder ter muito mais amanhã.
Em termos mais palpáveis, o investidor basicamente deixa de comer as sementes de uma fruta hoje para plantá-las mais tarde e colher os frutos depois.
No caso as sementes são as economias iniciais.
Mas se você não guarda economias e adora gastar dinheiro à tôa, comprando sempre as novidades da tecnologia ou moda ou qualquer outra bobagem, não sobrará dinheiro algum para investir.

E o que acontece com os seus investimentos sem nenhuma grana para iniciá-los? Nada!
Não acontece nada porque não existem investimentos sem capital.
Então é isso, você fracassará na bolsa de valores se você tiver medo de perder suas economias, for muito indisciplinado e ainda, prefere viver mais ou menos com coisas que você realmente não precisa no presente do que viver como um rei no futuro.

Conheço muita gente que quando ganha dinheiro, vive por alguns dias ou semanas como se ele não fosse acabar. Mas realmente acredito que o dinheiro não gosta de ser mal-tratado. Quando o tempo de fartura logo acaba, os cheques voltam, as compras acabam e as cabeças não se levantam até o proximo aporte. É ilusão viver assim. Precisamos pensar no futuro.