quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Um dicionario ia bem pra eu entender melhor esse assunto!

Grande parte das pessoas que converso acham o assunto investimento chato, e não entendem bem os conceitos e definições.
Por isso separei alguns termos muito utilizados, que vão esclarecer e tornar esse assunto mais facil de ser entendido. Em breve me estenderei mais sobre os termos mais comuns, e suas variações.

Ação - valor mobiliário emitido pelas sociedades anônimas, representando a menor fração do capital destas companhias. As empresas emitem ações para aumentar o capital social, e os recursos levantados podem ser utilizados para vários fins, sobretudo futuros investimentos.Blue chip - relaciona as ações de maior liquidez e capitalização no mercado. De maneira geral, são os ativos (ações) mais procurados, como Petrobras e Vale, entre outras.
Bovespa - termo que designa a Bolsa de Valores do Estado de São Paulo, a maior bolsa de valores do País. Muitas vezes se confunde o termo Bovespa com o Ibovespa, que é o principal índice de ações da bolsa paulista.
Clubes de investimento - uma espécie de condomínio constituído por pessoas físicas para aplicação de recursos comuns em títulos e valores mobiliários, dentro de regras específicas estabelecidas pela CVM - Comissão de Valores Mobiliários e pelas Bolsas de Valores. É uma das maneiras mais simples de se entrar no mercado de ações.
Corretora - quem quer comprar uma ação não vai direto ao prédio da bolsa de valores para procurar um vendedor. Negociar ações é o papel das corretoras, instituições que executam as ordens de compra e venda de ações que seus clientes dão.
Day trade - operação ou conjunto de operações realizadas por um investidor com determinado ativo em um mesmo dia. Flippers - investidores que participam de um processo de IPO (abertura de capital) adquirindo o ativo para vendê-lo em sua estréia, no primeiro dia negociação, para obter lucro rápido.
Homebroker - é um moderno canal de relacionamento entre investidores e sociedades corretoras, que torna mais ágil e simples as negociações no mercado acionário. O Homebroker permite o envio de ordens de compra e venda de ações e outros ativos pela Internet; possibilita acesso às cotações e acompanhamento de carteiras de ativos, entre vários outros recursos.
Ibovespa - é o principal índice da bolsa paulista, que exprime a variação média diária das negociações da Bolsa de Valores de São Paulo. O Ibovespa foi implementado em 1968 e é formado atualmente por uma carteira teórica de ações, que são escolhidas pela participação no mercado e pela liquidez.
IPO - sigla em inglês para Initial Public Offering, que significa oferta inicial de ações. Define o mecanismo através do qual uma empresa abre o seu capital e passa a ser listada na bolsa de valores.
Realizar prejuízo - vender os investimentos, mesmo com prejuízo, quando o mercado apresenta tendência de baixa.
Renda fixa - tipo de aplicação na qual a lucratividade é contratada previamente ou segue taxas de mercado.
Realizar lucro - vender os investimentos quando as cotações permitem ao investidor obter boa margem de lucro.
Renda variável - termo usado de forma genérica para denominar todos os títulos cuja remuneração não é discriminada anteriormente, como acontece com os títulos de renda fixa. Sendo assim, a rentabilidade destas aplicações depende das condições de mercado.
Dentre os exemplos de títulos desta natureza temos as ações, commodities e os fundos de investimento que aplicam recursos neste tipo de títulos, como os fundos de ações, fundos multimercados com renda variável, fundos setoriais etc.