quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Agora você vai entender o que é investir em ações!

Você sempre ouve falar sobre investimentos em ações, e até gostaria de investir, mas não sabe realmente como se ganha dinheiro com ações? Ok, nesse post vou falar sobre isso.

Negociar ações é na verdade uma busca por investimento. Investir seu dinheiro em uma empresa é uma forma de buscar lucro, seja você o empreendedor, ou como sócio de alguém.
Porém, investir em ações tem algumas variaveis, e é importante entendê-las, para definir qual tipo de investidor você quer ser. Nesse momento, você deve estar com pressa e dizendo pra si mesmo que quer ser um investidor que ganhe dinheiro rapido, sem correr riscos, e sem ter muito trabalho. Espertinho... Leia até o fim e entenda de uma vez por todas!

Bom, entender as variaveis e as qualificações que temos é fundamental para investirmos em ações porque os tipos de investimentos são muito diferentes um do outro.
Para ilustrar melhor, vou dar um exemplo que todo brasileiro vai entender: Carros.
Você quer investir no ramo de automoveis, porque acredita que vai ganhar dinheiro. Ok, você tem 2 oportunidades de investimento:
1) Comprar alguns carros e vendê-los na sua revendedora de seminovos, como essas que tem aos montes por aí.
2) Comprar alguns carros e contratar alguns motoristas para trabalhar com eles como taxis, ganhando uma participação nas corridas.

A primeira alternativa requer habilidade de negociação, conversar com os clientes, estar atento aos preços dos concorrentes, etc. É uma modalidade dinâmica de negócios, e que traz alta rentabilidade. A idéia desse negócio é comprar carros por um preço bom e tentar vendê-los por um preço melhor. Mas como ter certeza que o preço vai melhorar? Por isso é importante estar atento no mercado, atento aos estímulos da economia, etc.

A segunda alternativa é uma estratégia a longo prazo, porque você investiu bastante para comprar os carros, e só vai ganhar uma parte dos lucros. E se tiver um ou 2 carros, o rendimento vai ser baixo em relação ao custo da compra dos carros. Na verdade, nas 2 modalidades, é interessante ter muitos carros, porque a rentabilidade é interessante quando se tem bastante dinheiro investido. De qualquer forma, imagine que os lucros dos taxis só venham de 3 em 3 meses, ou de 6 em 6 meses. Entenda que mesmo que os lucros estejam ou não vindo satisfatoriamente, você ainda tem os taxis, que podem ser vendidos a qualquer momento. E não é você que precisa dirigí-los todo dia.

O primeiro exemplo demonstra como funciona a especulação, comprando uma ação por um valor, com o objetivo de vender mais caro. Vender quando? Quando for melhor. Alguns investidores fazem negociações de alguns minutos, ou algumas horas, ou de alguns dias. São chamados traders, ou especuladores, e as modalidades são chamadas day-trade ou swing-trade (negociação de pouco mais que 1 dia). Assim que o valor da ação que ele tem subir, ele vende e embolsa a diferença.

O segundo exemplo reflete a idéia de investir em ações a longo prazo, buscando os dividendos, que são a divisão dos lucros da empresa com os acionistas. Toda empresa precisa distribuir pelo menos 25% do lucro aos acionistas, e você será um deles. Quando você ouve que o Banco do Brasil bateu recorde de lucro no semestre, pode ter certeza que os acionistas do banco estão sorrindo. E você pode ser um deles, mesmo que não tenha muito dinheiro. Apesar de ter lucros muito menores que na especulação, para receber os dividendos, a única coisa que você precisa fazer é... nada. Basta ter as ações.


Bom, espero que dê pra ter tido uma pequena noção do que é investir. Mas esse assunto gera mais posts. Logo mais vou falar sobre as negociações rápidas, especulativas, ou day trade e vou falar mais sobre dividendos. Qual você gostou mais?