quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Ser passageiro dos investimentos

Uma vez estava conversando com um amigo que começou a investir por meio da corretoda Geração Futuro, e entrou em um fundo de invesitmentos em ações deles. Estava animado porque tinha começado a investir, mas sempre diz que as ações estão andando de lado.
Isso porque a carteira de ações que a corretora escolheu tinha ações de empresas com baixa rentabilidade, que puxam os indices para baixo. 
E no caso de clube de investimento, ou fundo de investimentos, você não escolhe em quais ações quer investir. Investe nas ações que a corretora escolheu. Agora, se eu fosse escolher, nunca escolheria aquelas 2 ou 3 ações que não rendem e puxam a carteira pra baixo. Sabe por que a corretora escolheu?


Não tenho ideia, mas eu não compraria.
Isso faz refletir sobre a ideia de destinar a terceiros o gerenciamento do seu dinheiro, e ser um passageiro dos seus investimentos.
A grande maioria das pessoas começam investindo por meio de clubes e fundos, o que é uma excelente ideia, contanto que se escolha uma corretora que tenha os mesmos objetivos que o seu, e que tenha os menores custos de administração possiveis.
Alguns fundos tem rentabilidade astronomica, mas é necessario ter 1 milhão de reais para investir, o que exclui nós humanos normais (pelo menos por enquanto).
Mas é possivel investir nas mesmas ações que esses fundos investem, mesmo fora do clube seleto. Como fazer isso? vou postar depois.