sexta-feira, 21 de outubro de 2011

É preciso ter muito dinheiro pra investir?

Vimos alguns dias atras, sobre a opção de investir ou não atraves de um fundo ou clube de ações. Hoje quero comentar sobre os custos dos investimentos, e repensar sobre os fundos e clubes. Eles podem ser uma boa ideia. Sabemos que investir em um fundo de ações é muito fácil e barato.
Você sabia que pode investir em ações a partir de R$ 100,00 por mês? Sabe como?

Através de um clube de investimentos ou um fundo de investimentos. basta abrir uma conta em uma corretora.
Com apenas 100 reais você já pode aplicar em um fundo e manter suas aplicações mensais com o que sobra no final do mês, seja 100 reais ou 100 mil.

Mas esse post não é sobre os fundos mas sim, sobre os custos de se investir diretamente em ações da bolsa de valores.
Infelizmente nesse caso, as coisas complicam…
Você também pode investir sozinho com R$ 100,00. O problema é que com 100 reais você pode abrir uma conta na corretora e comprar algumas poucas ações no mercado fracionário, só que isso não vale a pena por causa dos custos, taxas e a falta de liquidez do mercado fracionário, afinal, com 100 reais é impossível investir na maioria das ações.

Então para investir na bolsa de valores você precisa ter dinheiro o suficiente para que as taxas de corretagem, emolumentos e outras coisas do tipo não atrapalhem os seus lucros com ações.

E quanto é esse dinheiro?
Depende muito.

Se você for um estudante universitário, não terá grandes dificuldades em encontrar uma corretora de valores que te ofereça corretagem grátis e até taxa de custódia grátis contanto que você não movimente muito dinheiro por mês.

Mas se você for uma pessoa normal com apenas mil reais para investir, provavelmente será obrigado a pagar pelas taxas de corretagem e pelas de custódia.

Esse não chega a ser um problema se todo mês for possível investir mil reais porque algumas corretoras o deixam isento da taxa de custódia se algumas poucas operações forem feitas todos os meses.

Por isso, se você puder aplicar… até 500 reais, é possível começar a pensar em investir em ações diretamente.

É verdade que 500 reais ainda é bem pouco mas se forem todos os meses, poderá valer a pena. É claro que se der para investir mais, melhor.

Agora, se você ganhou um extra de mil reais e quer comprar ações com eles e não pretende investir nos próximos meses, aí não valerá a pena porque todos os meses você precisará pagar a custódia de 6,90.

Esse valor pode até parecer muito baixo mas quando você tem apenas mil reais, ele pode se tornar uma pedra no seu sapato… também, são 6,90 (ou mais) TODOS os meses.

Logo, eu aconselho o seguinte, se você puder investir pelo menos uns 500 reais por mês na bolsa de valores, procure a corretora mais barata e fique esperto com as taxas de custódia e de corretagem.

Mas se for investir muito pouco dinheiro apenas uma vez para deixar o investimento rendendo, aí é uma idéia melhor adiar a compra de ações e aplicar num fundo até que seja possível comprar as suas ações separadamente.

A regra geral é: preste atenção aos custos de operações, leve-os em conta e use o sem bom senso que no final sua decisão provavelmente será a certa.