sábado, 22 de outubro de 2011

Nós, Novatos Deslumbrados

Os novatos deslumbrados são as figuras das mais lamentáveis. Mas infelizmente para eles e para todos os participantes, têm curta permanência na bolsa. Pulam de alegria nas épocas de boom; são ruidosos e mal-criados.
Geralmente não têm muito caráter, nem muito dinheiro. São pessoas sem idade, sem ideologia e sem profissão específica. Como sua vida é relativamente estável, sentem-se independentes por terem conseguido juntar algum patrimonio e procuram na bolsa o metodo mais facil possivel de multiplica-lo.

O Novato Deslumbrado poderá vier quase toda sua vida passando ao largo do prédio da bolsa sem nunca suspeitar da sua existência. Um dia ele ouve uma pessoa vangloriar-se de estar fazendo fortuna no mercado de ações.
Certamente não é a riqueza vultosa que se ganha no Mercado, mas o Novato Deslumbrado fica pensando que na Bolsa o dinheiro se apanha em árvore, e que lá as pessoas enriquecem da noite para o dia.
Ninguém lhe diz, porém, que a Bolsa obriga a longo aprendizado, em que perder e ganhar faz parte do currículo das aulas, e que só se aprende pequena parte dos segredos do Mercado depois de trabalho, paciência e aborrecimentos sem fim.
Movido inicialmente pela curiosidade misturada com a inveja, ele um dia chega hesitante e humilde ao limiar do Novo Mundo e logo se identifica com as pessoas que ali estão. Uma semana depois
está falando como expert, presunçoso e arrogante. Basta que ganhe alguma coisa para entregar a alma ao diabo.
Nesse estágio, ele vai sendo envolvido pela força da ambição, que rapidamente se transforma em ganância e lhe retira a posse das faculdades mentais. Sem suspeitar dos perigos a que está sendo exposto, ele pões todo o seu dinheiro no jogo.
Curiosidade, inveja, ambição e ganância constituem os primeiros atos da peça em que está representando. O último ato é incógnita, mas pode resultar numa tragédia de triste final.
Nós, eu e você leitor, que eventualmente esteja entrando no mundo dos investimentos, precisamos evitar comportar-nos como Novato Deslumbrado. Mas não há nada de mau se você reconhecer-se como um. Todos fomos ou somos Novatos Deslumbrados, dentro ou fora da Bolsa, e em qualquer ramo de atividade. Muitas vezes fizemos coisas de que nos envergonhamos por nos terem feito cair no ridiculo. Mas o mais importante é corrigir-se a tempo.

Um parênteses: Corrigir-se a tempo. Assisti essa semana no Jô sobre um rapaz de 24 anos, que montou uma empresa no Sillicon Valley, lugar onde até meses atrás ele devia achar ser lugar de seios turbinados. O que ele mais gostou da cultura do lugar? O uso da expressão Fail Fast. Realmente não importa se falhar. Contanto que seja identificado rapidamente e mais rapido ainda a mudança.

Voltando, como reconhecer o Novato Deslumbrado? Eles têm características comuns que os igualam. Costumam, por exemplo ficar aborrecidíssimos quando os preços continuam subindo depois de terem vendido seus papéis com lucro; mortificam-se fazendo calculos de quanto deixaram de ganhar, e sofrem olhando para as cotações; confundem dinheiro não ganho com dinheiro perdido e choram por terem entrado em um trade um pouco tarde, mesmo que tenha sido positivo o resultado da negociação.
Não tendo sido educados para ver todos os ângulos das coisas, convence-se desde o inicio de que a Bolsa é um jogo entre pessoas velhacas, no qual só tem vez o mais rapido, o mais exxperto e o mais desleal.
No fundo, o Novato Deslumbrado queria também ser perito em todas as artimanhas, um velhaco integral. Quando está ganhando, ele considera um sentimento místico, de que o destino guia suas decisões e que tem a cumprir grandioso futuro; passa a ser governado por ideias fixas.
De pessoa inofensiva, que era antes de entrar no Mercado, transforma-se em fera autossuficiente e prepotente, como individuos sem formação moral que dirigem o primeiro carro, com som alto.

Décio Bazin - Livro Faça fortuna com ações.