segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Como usar um simulador da Bolsa de Valores

Nesse post vou falar sobre uma ferramenta muito interessante pra quem esta com vontade de aprender mais sobre investimentos. O uso do simulador de carteira de investimentos.
A única coisa de verdade que vai acontecer é o seu cadastro no simulador. Um cadastro simples, de nome, email e senha.
Depois de efetuado o cadastro, você acessa o Home Broker (plataforma de compra e venda de ações) de mentira, deposita dinheiro de mentira e começa a fazer seus investimentos de mentira.
Mas as variações e rentabilidades são reais, acompanhando as flutuações do Mercado, exatamente como sendo real. E sabe porque utilizar essa ferramenta é muito importante?

É importante porque é como abrir uma conta em uma corretora, e administrar sua carteira, escolhendo quando quer comprar, ações de quais empresas, e quanto quer depositar. Mas tudo isso, sem investir seu proprio dinheiro.

Bom, existem varios simuladores na internet. O que eu uso é o do site www.infomoney.com.br (que agora é, infelizmente, da XP investimentos). Mas para minha surpresa, esta ficando melhor. Agora tem a novidade de contar com os valores das ações corrigidas simultaneamente à Bolsa de Valores, em tempo real.
Para se cadastrar e começar a usar o simulador é simples. Vamos aos passos:
1) www.infomoney.com.br
2) No menu superior, escolher Ações, e no menu suspenso que vai abrir, selecionar Carteira de Acompanhamento
3) Clique em se cadastrar e preencha.
4) No menu esquerdo tem Ferramentas e escolha Carteira Avançada. Fica meio escondido. Mas é ali.

A carteira de acompanhamento serve para você selecionar algumas ações, geralmente as que compõem o Índice Ibovespa, que são as de maior liquidez da bolsa, e verificar diariamente, ou em um determinado periodo a evolução dos preços e rentabilidade dos papéis.

Ja na carteira avançada, é onde realmente simula o Home Broker da corretora, dando ordens de compra e venda.

Depois de feito o cadastro e se familiarizar com o sistema, que é bem simples, é hora de começar a preparar a carteira pra começar. Uma dica é criar varias carteiras, e fazer depositos iniciais de igual valor em cada uma delas. Coloque um nome em cada uma, de forma a se lembrar da estratégia que vai seguir em cada.
Começei depositando R$ 10.00,00 em cada, porque não é um valor muito extravagante, e que é facil de fazer contas. Não me lembro se quando cria as carteiras, ja vem com algum depositado, e com algumas ações na carteira. Caso venha, livre-se delas e deixe tudo zerado.

Quando criei as minhas, uma se chamava Comprar na Baixa, que era minha preferida. Tinha uma teoria de comprar as ações que tiveram o pior desempenho até o fechamento do pregão do dia anterior, com a idéia de que:
1°, os preços estavam baixos (em relação ao potencial de valorização imediato)
2°, a idéia de comprar na baixa para vender na alta.
e 3° se caiu, muita gente vendeu, então no dia seguinte muita gente compraria, e consequentemente valorizando o preço (oferta e procura)
Nem sempre deu certo, mas essa carteira é importante para aprender a observar os graficos de evolução das ações, para determinar se a queda do dia anteior não era simplesmente uma baixa que ja vem de longo prazo, e não necessariamente subiria no dia seguinte, mas que continuaria caindo!

Enfim, este foi um exemplo de uma das carteira, e uma estratégia para cada uma delas. Tenho uma de longo prazo, dividendos, de midia, que acompanha as noticias antes da abertura do pregão, para verificar se os preços seguem as fofocas, etc.
O legal é que acaba se tornando um passatempo, e produtivo, porque aprendemos uma atividade nova!