sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Quer investir na bolsa? O que NÃO se deve fazer


Todos os iniciantes na bolsa querem ganhar muito dinheiro com ações. Para isso, eles lêem várias dicas, seguem conselhos e ouvem até palpites. Mas nunca eles param para pensar no que fazer exatamente. E é sabendo o que fazer errado que um investidor começa a aprender o que é preciso fazer certo para ser um sucesso na bolsa de valores.
Por isso, eis algumas dicas que aprendi de o que um investidor NÃO deve fazer.

1 - Compre ações aleatoriamente
Alguns investidores são preguiçosos e não gostam de estudar ou ter de pensar por muito tempo. Por isso eles ficam ser analisar as ações e acabam comprando qualquer coisa.
Talvez porque acharam que o nome da ação era legal ou porque algum parente deu uma dica, tanto faz porque o resultado é o mesmo: perdas financeiras.
Na bolsa de valores não adianta atirar para todos os lados. É preciso escolher alguns investimentos sabiamente e acompanhá-los. Você precisa ter uma razão lógica para manter uma ação em sua carteira, caso contrário esta ação corre o risco de ser apenas uma bomba relógio.

2 -Invista em apenas 1 ação!
Existem os investidores kamikazes. Eles gostam de comprar uma única ação, às vezes até usando alavancagem. Usam todas as suas economias no mesmo investimento e torcem para que tudo dê certo e essas ações se valorizem muito no futuro, que gerem dividendos, juros sobre o capital próprio e etc.
Sim, se tudo der certo, o lucro do investidor poderá ser fantástico. Mas se tudo der errado, o prejuízo poderá ser grande.
Por isso, diversifique. Nem que seja apenas um pouco. Nada de ficar com ações variadas de menos e é claro, nada de comprar ações variadas demais. Seja equilibrado em seus investimentos.
3 - Fique preocupado no curto ou no longo prazo!
Isso para um investidor, que pensa no longo prazo, e  não um trader (especulador), que como vimos pode comprar e vender uma ação em um mesmo dia, ganhando a diferença. O investidor pensa sempre no longo prazo e não em flutuações diárias. Logo, se acontecer de um dia todas as ações caírem 5%, não faz sentido entrar em desespero. Quem faz isso costuma entrar no ciclo bobo do "comprar na alta e vender na baixa".
Ou seja, um investidor inexperiente e desesperado compra quando os preços estão altos demais e vende quando não consegue mais aguentar os prejuízos temporários da ação comprada. É claro que depois disso a ação costuma voltar ao patamar de antes. E se não voltar a culpa é do investidor que fez uma análise errada da ação.
Sendo assim, pense muito no investimento e estude-o antes de aplicar. Depois disso, apenas acompanhe a saúde da aplicação e esqueça os movimentos curtos do mercado de ações.
Essa dica, claro é para o investidor a longo prazo, que pensa em dividendos, mas se você prefere a idéia de rentabilidade mais rapida, porem dispendendo mais atenção e tempo nos investimentos diarios, você é um trader e não um investidor. Se não aguentar o longo prazo talvez você deva operar na bolsa para o curto prazo, isto é, se achar que esta é a coisa certa a se fazer. Eu gosto dos 2 lados da moeda.