quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O que faz os preços das ações subirem e cairem?

Eu sempre pensei, e tenho certeza que muita gente pensa que os preços das ações sobem quando tem mais gente comprando do que vendendo e os preços caem quando mais gente vende do que compra. Essa idéia é totalmente errada.
A verdade é que para toda venda que acontece na bolsa de valores, uma compra é feita. Quando se pensa assim, é na verdade óbvio. A venda só acontece quando alguem compra. Mas então se não são as pessoas que estão comprando que fazem o preço subir, o que é?


Por meio de um leilão.
Para explicar é mais fácil com um exemplo, assim como entender:
Considere que você queria vender 100 ações das Lojas Americanas por 30 reais cada. O preço da última negociação registrada está em 30 reais e 12 centavos.
Isso não significa que a ação custa 30,12 mas sim, que a última negociação foi feita por esse valor. Se a próxima será feita por esse valor ou por 40 reais, não dá para saber (apesar de que isso é improvável).
Mas então, você quer vender por 30 e 12 centavos. Se tiver algum interessado em comprar suas ações e não existir um vendedor tentando vendê-las por um preço mais baixo, esse comprador irá comprar suas ações pelo preço que você quer.
E com isso, o preço da última negociação será de 30,12.
E é dessa forma que os preços sobem, com os comprador dispostos a pagarem cada vez mais por uma ação da bolsa de valores.
Só que e se nenhum comprador quiser pagar a mais do que os últimos preços negociados? No caso, se ninguém quer pagar 30,12 pelas suas ações, talvez alguém ofereça pagar menos, como 30,05.
Se você está disposto a vender suas ações por 7 centavos a menos, a negociação será feita e o último preço negociado aparecerá em 30,05.
E é assim que os preços caem, porque os vendedores querem se livrar de suas ações nem que seja por um preço menor do que seria melhor para eles. Ou seja, quando os vendedores querem mais se livrar das ações do que os compradores querem comprar, os preços caem.
Logo, é assim que os preços das ações da bolsa de valores variam. Depende de quem desiste primeiro, se os vendedores querem vender rapidamente, eles vendem por menos. E se os compradores querem comprar rapidamente, ele pagam um pouco mais.

Basicamente lei da oferta e procura.